Rondônia - 01 de Outubro de 2024

VEREADOR AMALEC BUSCA ALTERNATIVA PARA INVESTIMENTOS NO PLANTIO DO "CAFÉ CLONAL" EM ARIQUEMES

ASSESSORIA, 21/06/2017 09h25

 (Foto: ASSESSORIA) Ampliar imagem:  (Foto: ASSESSORIA)
Foto: ASSESSORIA

Foi realizado nesta terça - feira, 20, na Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) em Ariquemes, reunião para tratar do incentivo do café clonal, a ideia partiu do vereador Amalec da Costa e contou com o apoio do vice- prefeito Lucas e da Secretaria Municipal de Agricultura, através do Secretário Newton Almeida.

O Café Clonal se divide em vários tipos de café modificados geneticamente, altamente produtivo e rentável. Alguns cuidados técnicos são necessários para o seu cultivo, como a análise do solo, adubação, irrigação, entre outros.
É de grande interesse do Governo de Rondônia fomentar o cultivo do Café Clonal por meio da Agricultura Familiar, pois essa cultura tem se tornado a principal e consistente fonte de renda para muitas famílias em diversos municípios de Rondônia. O modelo de sucesso, hoje, é Rolim de Moura que nos últimos anos tem apresentado aceleração da economia em sua região.
O Vereador Amalec da Costa trouxe o assunto para a Comissão Permanente de Agricultura da Câmara dos Vereadores de Ariquemes e provocou esta reunião onde se trataram dos assuntos pertinentes a esse café, onde propôs ao Executivo Municipal discutir ideias e soluções de incentivo ao produtor rural e para atração dos viveiristas que produzem as mudas do Café Clonal para oferecerem ao cafeicultor em todo Vale do Jamari.
O Secretário de Agricultura de Ariquemes, Sr. Newton Almeida afirmou que é necessário que o Município disponha de viveiros locais para controle de qualidade e custo das mudas, sugerindo que o Executivo possa oferecer uma área como contrapartida aos viveiristas a fim de atrair investidores no ramo.
O Gerente Local da EMATER em Ariquemes, Sr. Hélio Casara, destacou a importância do preparo e análise do solo, adubação e irrigação para o sucesso no cultivo do Café Clonal e que, no caso da irrigação, ainda é necessário a “Outorga de Água” como parte legal do processo. Lembrou que o produtor que buscar financiamentos para seu negócio deve estar em dia com suas documentações e declarações para que seja possível a emissão das certidões e outros documentos necessários exigidos pelas financiadoras.
O Vice-Prefeito Lucas Follador ressaltou a importância da união entre órgãos públicos para a facilitação no processo de regularização de documentos para a produção legal do café, sendo que órgãos como INCRA, SEDAM, EMATER e os Bancos precisam estar engajados nessa ideia e, também, projetos como o Terra Legal são indispensáveis para facilitação do trabalho do agricultor na regularização das terras.
A reunião teve desfecho voltado ao empenho, à busca de informações e de tudo o que for necessário para fomentar o crescimento da agricultura em Ariquemes e todo Vale do Jamari. Uma diligência composta por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, secretarias de agricultura dos municípios do Vale do Jamari, produtores, empresários e outros interessados se deslocarão à Rolim de Moura nos dias 28 a 30 de Junho de 2017, a fim de obter informações, conhecer melhor o cultivo do Café e dar continuidade nesse processo que, sem dúvidas, muito em breve, será uma diferencial na economia ariquemense, Vale do Jamari e de todo Estado de Rondônia.
 

Destaques
VEREADOR AMALEC BUSCA ALTERNATIVA PARA INVESTIMENTOS NO PLANTIO DO "CAFÉ CLONAL" EM ARIQUEMES

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2024 - Todos os direitos reservados