Rondônia - 07 de Outubro de 2024

CACAU DE RONDÔNIA RECEBEU SELO DE PROCEDÊNCIA DO INPI, JARU CONTINUA SENDO O MAIOR PRODUTOR

ASSESSORIA, 15/11/2023 13h14

 (Foto: ASSESSORIA) Ampliar imagem:  (Foto: ASSESSORIA)
Foto: ASSESSORIA

O cacau produzido em Rondônia recebeu, nesta terça-feira (14), o selo de Indicação Geográfica (IG) na espécie Indicação de Procedência (IP). O registro foi publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
O selo de Indicação Geográfica é concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem.
De acordo com o Inpi, o cacau produzido em Rondônia “possui sabor inconfundível e uma gordura de qualidade diferenciada para a produção de alimentos achocolatados de consistências e sabores diversos“.
O pedido de reconhecimento do produto foi protocolado pela Associação dos Cacauicultores e Chocolateiros de Rondônia (Cacauron). O documento aponta que todos os municípios de Rondônia fazem parte da delimitação da área geográfica da Indicação Geográfica.
PRODUÇÃO
O município de Jaru continua sendo o maior produtor da fruta em Rondônia, seguido de Buritis, Ouro Preto, Monte Negro e Cacaulândia. No Brasil os maiores produtores são os estados da Bahia (Nordeste) e Pará (Norte), que juntos são responsáveis por mais de 90 por cento da produção no país. No mundo a Costa do Marfim e o maior produtor.


 

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2024 - Todos os direitos reservados