ASSESSORIA, 21/08/2024 19h11
A receita do sucesso de um empreendimento passa pela utilização, em altas dosagens, de ingredientes selecionados como muito trabalho, dedicação, respeito, empenho, amor e arte. Todos eles fundamentais: qualquer ausência compromete o resultado. A massa desanda e cada um dos envolvidos segue seu rumo.
A rigorosa obediência a tais princípios, ao contrário, explica, por exemplo, a consolidação da academia “Judô Universo”, a mais antiga de Porto Velho, que reúne alunos, familiares, professores e amigos em congraçamento neste sábado, 24 de agosto.
É o III Festival Judô Universo, que irá mobilizar mais de 150 alunos, em todos os níveis de idade, a partir de oito da manhã, no ginásio do Colégio Major Guapindaia. Estarão competindo desde a categoria de “fraldinhas” (entre 3 e 6 anos) até seniores (acima de 21 anos) e todos os participantes receberão medalhas logo após as lutas.
Em seu 39º ano de atividades, a Judô Universo se destaca pela prioridade na atenção ao desempenho educacional dos alunos, com atenção especial aos alunos portadores de espectro autista. A preocupação está na própria origem da Judô Universo, criada para treinamento dos atletas integrantes da equipe vitoriosa do JOER/1985.
O surpreendente desempenho da equipe de judocas da Judô Universo naquela edição do JOER mereceu inclusive o reconhecimento da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel. Os atletas de 1985 foram agraciados com o “Prêmio Esporte Rondônia”, na solenidade em homenagem aos “Melhores do Ano de 2023”;
Pautada fundamentalmente nos ensinamentos do mestre Jigoro Kano, todo o trabalho dos senseis da Judô Universo é feito com base nos valores da família. Criada pelos atletas/professores Marcos Antônio Grützmacher, Mauro Fumio Matsubara e Nalbumi Tagushi, a instituição foi inicialmente instalada na rua José Bonifácio, onde hoje funciona a Rádio Boas Novas.
A sede está hoje localizada à Rua Padre Ângelo Cerri, 2644-A, bairro Liberdade. Conta com 150 alunos, com idade a partir de três anos e dispõe de turmas para treinamento com a família, com os professores Marcos Antônio Grützmacher, Haroldo Arouca, Paulo Leite, Dantty Souza e Alan Lizardo.