Rondônia - 18 de Setembro de 2024

MANOBRA POLÍTICA TIRA RAFAEL DA DISPUTA PELA PREFEITURA DE ARIQUEMES E MARLEI MEZZOMO É INDICADA

EDIRCEU LIMA, 11/09/2024 22h33

 (Foto: EDIRCEU LIMA) Ampliar imagem:  (Foto: EDIRCEU LIMA)
Foto: EDIRCEU LIMA

Rafael Bento de Oliveira, o “Rafael é o Fera” vai ficar fora da disputa eleitoral nas eleições municipais de 2024 para o cargo de prefeito em Ariquemes. Como já era esperado, a Justiça Eleitoral negou o pedido de registro de candidatura ao político, atendendo à impugnação apresentada pelo Ministério Público.
Na noite desta terça-feira (10), a juíza Michiely Aparecida Cabrera mandou publicar a sentença negando o registro. “Fera” não pode concorrer porque está inelegível por conta da cassação de seu mandato na Câmara Municipal da cidade por quebra de decoro parlamentar. Os efeitos da condenação foram restabelecidos por decisão do Tribunal de Justiça e fazem parte dos fundamentos da decisão da magistrada.

A MOTIVAÇÃO
Tudo começou com a ascendência política do então vereador Rafael é o Fera, que foi o mais votado nas eleições de 2020 com 1972 votos. Após isso Fera continuou suas ações no legislativo municipal e anunciava  que iria disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, pois seu nome na ocasião já dava sinais de uma boa aceitação, as eleições chegaram e ele não conseguiu vaga em nenhuma sigla partidária, pois seus mandatários não o aceitavam, sem opção Rafael migrou para uma candidatura para a Câmara Federal pelo PODEMOS, sendo o mais votado da história de Ariquemes com quase 15 mil votos e no geral quase 25 mil votos, sendo o sexto mais votado do Estado de Rondônia, porém o seu partido não alcançou o número de votos suficiente para eleger um deputado federal, mais mesmo assim o nome de Rafael é o Fera ganhou notoriedade e ele passou a ser cotado para disputar a Prefeitura Municipal de Ariquemes, daí e lógico que a luz de alerta do grupo que comanda o Executivo acendeu, e aquilo que era especulação se tornou realidade, em 2023 após a atual Prefeita do município de Ariquemes, a senhora Carla Redano protocolar uma denúncia contra Rafael é o Fera, alegando que o edil havia cometido “decoro parlamentar”, a Câmara Municipal iniciou o processo de cassação daquele que crescia na preferência popular para ser o próximo Prefeito de Ariquemes.
A comissão processante foi formada pelos vereadores Simone Macedo (presidente), Thiago Viola (relator) e Jorge Camelô (membro), que cumpriram o rito e ao final concluíram que o parlamentar havia cometido o “decoro parlamentar” e eram favorável a sua cassação, um relatório de 17 páginas  quem em nenhum momento disse  que o Poder Legislativo iria apurar as denúncias feitas por Rafael, como a situação da “obra da rodoviária”, as constantes e variadas denúncias de descaso no setor de saúde, como ocorrem até hoje, entre outros, mas apenas destacando que em diversos momentos o edil havia proferido palavras que ofenderam a honra da “prefeita”. A sessão foi marcada, a votação ocorreu e Rafael foi cassado, naquele momento estava decretado que o possível adversário do atual grupo que comanda a Prefeitura de Ariquemes, Rafael é o Fera estava fora da disputa, pois junto com a sua cassação os vereadores haviam também o tornado inelegível por 08 anos. Seus pares Renato Padeiro, Jorge Camelô, Thiago Viola, Loro da Sucam, Lano Matias, Rodrigo Saulim, Rosa Pereira, Chico Pinheiro, Natan Lima, Ricardo Medeiros e Simone Macedo foram os parlamentares que votaram pela cassação de Rafael.
Após consumado o fato “Fera” iniciou uma luta com o objetivo de restabelecer seus direitos políticos, contudo não conseguiu, a Justiça Eleitoral embasada na decisão da Câmara Municipal de torna – ló inelegível indeferiu a sua candidatura.
Com o indeferimento da candidatura de Rafael é o Fera e concomitantemente não podendo disputar a campanha, indicará o nome de Marlei Mezzomo (PP) que era sua vice e o PODEMOS indicará um nome para ser o vice ainda ser escolhido.
“Infelizmente fiz tudo que era possível para disputar a Prefeitura de Ariquemes, acompanho o sofrimento do povo da minha cidade, mais infelizmente foi me tirado essa oportunidade pelos vereadores. Confio na Marlei Mezzomo, minha parceira, empresário, competente, não tem medo do povo, não se esconde dos problemas, vou para ruas pedir voto para ela, mostrar para todos, principalmente para a população mais necessitada que ela será a melhor opção para o município de Ariquemes, acredito muito em Deus e sei que ele está a frente de tudo”, muito em breve estaremos de volta, concluiu Rafael.

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2024 - Todos os direitos reservados